A Digressão Europeia

1606 - Os espanhóis perdem a exclusividade deste precioso bem, quando o mercador Antonio Carletti de regresso de Espanha traz à Itália a secreta receita. A receita simples requer cacau, açúcar, baunilha e canela, mas a aristocracia italiana, depressa, lhe junta cidra ou limão, almíscar, jasmim….Turim torna-se “a capital do chocolate”.

1615 - Luís XIV da França casa com uma princesa espanhola que leva os seus próprios graões de cacau. Beber chocolate torna-se imediatamente moda na corte francesa.

1640- Um erudito, proveniente de Itália atravessa os Alpes e espalha o segredo pelo seu país natal, a Áustria.

1641- Um ouro letrado leva consigo, no regresso de Nápoles, a preciosa receita para a Alemanha.

1657 - Os ingleses viram a luz. Abre em Londres a primeira casa de chocolate "The Coffee Mill and Tobacco Roll" (dirigida por um francês), mas apenas os ricos podem bebê-lo. Pouco depois, as "Chocolate Houses" surgem em toda a Londres. Começa a mania dos "cafés"!
Dizer mal dos outros nos cafés tornou-se tão popular que o rei Carlos II estava com medo que essas casas se tornassem ninhos de agitação política. Porém as proibições legisladas não surtiram efeito...

1674 - O primeiro chocolate para comer é servido num café em Londres, bolos e pãezinhos de chocolate "à espanhola".

1685 - O chocolate é recomendado como parte de um regime alimentar saudável.

1697 - O Presidente da Camâra de Zurique bebe chocolate em Bruxelas e regressa sem demora à Suiça com a novidade.

Ao longo dos séculos XVII e XVIII o chocolate continuou a ser uma bebida forte e gordurosa. Embora os bolos e os pãezinhos de chocolate tenham aparecido, ainda ninguém sonhara com o chocolate sólido e delicioso.

0 comentários:


Blogspot Template by António, Joana, João, Marisa e Miguel. Powered by Blogger